segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Cotidiano Escolar

Este vídeo mostra, de forma bastante simples, o dia-a-dia escolar de acordo com o ponto de vista dos alunos.


O papel do professor

Nesta vídeo-entrevista o professor e educador Rubens Alves fala do papel do professor, destacando este não como transmissor de conhecimentos, mas sim como incentivador da curiosidade própria no estudante.

A importância da leitura

Em 'A menina que odiava livros', Nina convive com pais ávidos leitores enquanto ela odeia tudo relacionado à leitura. Até que em um acidente provocado por seu gato, Nina descobre como os livros podem transportá-la para diferentes mundos, conhecer novos amigos e aprender novas coisas.
Este vídeo nos permite perceber a importância da leitura na educação formal e informal. Com a leitura, o professor deixa de ser então um transmissor de conhecimentos pra tornar-se um facilitador para que os estudantes busquem os seus próprios conhecimentos e desenvolvão-se de forma autônoma.

Vida Maria

Este vídeo demonstra como o não acesso à educação pode tornar-se um ciclo em domunidades carentes, especialmente aquelas mais afastadas dos grandes centros urbanos.


É neste contexto social que o professor se insere como figura importante da mudança social. Contexto onde a educação é um elemento de destaque no desenvolvimento socio-educacional brasileiro.